CONCURSO DE PRESÉPIOS 2015

A Junta de Freguesia do Caniço volta a organizar um Concurso de Presépios durante esta quadra natalícia.

Esta iniciativa tem por objetivo essencial promover a construção de presépios tradicionais a fim de manter a preservação do património cultural imaterial. O presépio é incontestavelmente uma expressão da cultura popular e ocupa um lugar de relevo no quotidiano do espírito natalício. Com esta atividade, procura-se incentivar a preservação da cultura tradicional e a ligação do poder local com a comunidade. Podem participar neste concurso todos os residentes na Freguesia do Caniço.

Os interessados devem preencher um formulário próprio disponível nos serviços e no site da Junta de Freguesia do Caniço e aguardar posterior contacto para visita. O presépio deverá apresentar as principais figuras, um ambiente envolvente ao critério do concorrente, mas que testemunhem a paisagem cultural madeirense, com os seus bens naturais e materiais. Deve utilizar musgo ou outras plantas tradicionalmente usadas no presépio. Empregar a iluminação tradicional (lamparina) ou artificial (iluminação elétrica), de forma harmoniosa.

Considera-se, também, a representação tradicional da lapinha em escadinha, embora os critérios de apreciação sejam específicos para tal representação, havendo lugar a possível prémio complementar.
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de Dezembro de 2015 e as visitas do júri e avaliação aos presépios decorrerá entre os dias 27 de Dezembro e 15 de Janeiro. A entrega de prémios ocorrerá em data posterior às celebrações do Santo Amaro.