Empresa de Automóveis do Caniço comemoram 80 anos

Em Janeiro de 1934, nasce nesta freguesia, a empresa de Automóveis do Caniço, pela mão de oito proprietários de autocarros de transporte de passageiros e mercadorias. Os sócios fundadores uniram-se para criar esta empresa, no sentido de fazer face à concorrência, que entretanto aumentara. Numa época em que a grande maioria da população não possuía viatura própria, eram os autocarros afectos à empresa, que transportavam do Caniço para o Funchal e vice-versa, os canicenses. Muitos deles, levavam até ao Funchal, alguns produtos para o Mercado do Funchal.

Transportavam diariamente os leiteiros, até a determinadas zonas do Funchal, para que estes, posteriormente procedessem à distribuição do leite, porta a porta, nos diversos arruamentos do concelho do Funchal. Nas viagens, que antecediam o meio-dia, eram ainda transportadas muitas cestas de vimes, com o almoço, para aqueles que trabalhavam no Funchal. As mercadorias de maior porte, eram transportadas no tejadilho das camionetas, cujo acesso era feito, por uma escada, colocada na traseira do veículo e ainda nas coxias do mesmo, de modo a não estorvar os passageiros. A partir dos anos cinquenta, as crianças e jovens que frequentavam as escolas do primeiro ciclo e ensino secundário do Funchal, utilizavam os autocarros desta empresa.

Por ocasião da realização dos arraiais madeirenses, na época de verão, eram realizadas excursões, para transportarem alguns canicenses até às freguesias, onde se realizavam as festas, como por exemplo, à Ponta Delgada, ao Caniçal, etc. Também por altura da realização da festa da Senhora do Livramento nesta freguesia, realizada no segundo fim de semana do mês de Setembro, realizavam-se transportes eventuais para a Camacha e Funchal, de modo a permitir a chegada dos forasteiros para o maior arraial do Caniço.

Volvidos oito décadas sobre a criação da empresa, a Junta de Freguesia, reconhece que a empresa de Automóveis do Caniço, continua a prestar um bom serviço público à população do Caniço. Pela passagem do octogenário aniversário, apresentamos à empresa, os nossos parabéns e os maiores êxitos profissionais.